Matrícula


Aprovado no Vestibular
Fonte: Guia acadêmico da UFMG

Todo aluno, ao ingressar na UFMG, deve fazer seu Registro Acadêmico na Unidade Administrativa III localizado na , efetuar a Matrícula nas Atividades Acadêmicas de seu curso de opção e requerer seu cadastro no Portal MinhaUFMG. 

A matrícula deve ser solicitada, a cada período letivo, nos prazos fixados no Calendário Acadêmico da Universidade. Após o Registro Acadêmico, o aluno recebe o Número de Identificação Pessoal (NIP), que contém informações sobre como criar sua senha de acesso ao Portal MinhaUFMG

Com essa senha o estudante pode acessar, via Internet, informações sobre sua vida acadêmica – dados pessoais, histórico escolar, situação no curso, ocorrências acadêmicas, sugestões para matrícula, estrutura curricular do seu curso, horário e oferta de disciplinas –, além de utilizá-la para renovar sua matrícula semestralmente. Registro Acadêmico

A matrícula para os aprovados no vestibular consiste em:
  1. Registro Acadêmico
  2. Seleção e requisição de matérias (obrigatórias, optativas, eletivas e isoladas) disponíveis (on line pelo Portal MinhaUFMG);
  3. Esperar o resultado da requisição (on line pelo Portal MinhaUFMG);
  4. Acerto de matrícula (Colegiado do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais localizado no segundo andar da  Escola de Belas Artes);
  5. Comprovante de matrícula (Diretório de Ensino da Escola de Belas Artes no primeiro andar do prédio da Escola de Belas Artes).
Aluno veterano
A matrícula é de inteira responsabilidade do aluno. Ela deve ser feita, a cada semestre letivo, nos períodos fixados no Calendário Acadêmico da Universidade.

A matrícula para alunos veteranos consiste em:
  1. Avaliação dos professores e das disciplinas já cursadas (on line pelo Portal MinhaUFMG);
  2. Seleção e requisição de matérias (obrigatórias, optativas, eletivas e isoladas) disponíveis (on line pelo Portal MinhaUFMG);
  3. Esperar o resultado da requisição (on line pelo Portal MinhaUFMG);
  4. Acerto de matrícula (Colegiado do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais localizado no segundo andar da  Escola de Belas Artes);
  5. Comprovante de matrícula (Diretório de Ensino da Escola de Belas Artes no primeiro andar do prédio da Escola de Belas Artes).

Cancelamento de Matrícula 
O não cumprimento de qualquer uma das disposições relacionadas, pode implicar o cancelamento da matrícula do aluno, em qualquer época. O cancelamento da matrícula por qualquer outra irregularidade pode, também, ser decidido pelo Colegiado de curso, no prazo de 15 dias úteis após o início do período letivo. Verificado o cancelamento, o aluno pode proceder à Reformulação da Matrícula, desde que observados os prazos previstos para este procedimento no Calendário Acadêmico da UFMG.

Trancamento de Matrícula 
O trancamento de matrícula consiste na suspensão, parcial ou total, das atividades acadêmicas de um semestre letivo. O trancamento total pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia útil de cada semestre.

No decorrer do curso, o aluno tem direito a apenas um trancamento total sem justificativa, cuja duração é de um semestre letivo. O trancamento total com justificativa pode ser concedido mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado de Curso.

trancamento parcial pode ser concedido até duas vezes em cada atividade acadêmica – uma com justificativa e outra sem justificativa –, nos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico da UFMG. O trancamento parcial não pode ocorrer caso a soma dos créditos das disciplinas não-trancadas resulte em número inferior ao mínimo de créditos exigido por curso, por semestre.


Links relacionados
Tabela de taxas e serviços da UFMG (Fonte: DRCA. Disponível em 03 de Janeiro de 2012)